Medicina
Clinica Geral
É a área que tem a responsabilidade de avaliar, conservar, ou restituir a saúde do paciente e, se necessário, encaminhá-lo para a especialidade adequada. Um clínico geral possui um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, e está apto a diagnosticar, pedir exames, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.
Como funciona a consulta de um clínico geral?
Como o leque de doenças tratadas pelo clínico é grande, as consultas costumam ser um pouco mais demoradas do que as outras especialidades. É claro que cada profissional tem a sua maneira de conduzir, mas, na maioria das vezes, ela se divide em três etapas:
-
Anamnese (conversa): Nessa primeira fase, o clínico irá avaliar os exames trazidos (se houver) e fazer várias perguntas. Não se assuste, a ideia aqui é conhecer a rotina do paciente e avaliar todas as condições de saúde para chegar ao diagnóstico. Alguns exemplos: o que você usa de medicamentos? Tem alergias? Qual o seu histórico familiar? Dorme bem? Pratica exercícios físicos? Como está o intestino? Tem dor de cabeça? Tem tosse? Etc.
-
Exame físico: Na segunda etapa, o clínico geral avalia todos os sistemas do corpo que sejam relevantes de acordo com a queixa apresentada. Essa parte já é mais direcionada, mas alguns elementos são indispensáveis, como aferir a pressão, auscultar o coração e o pulmão e avaliar o abdômen.
-
Diagnóstico: Depois da conversa e do exame físico, o especialista apresenta para o paciente o que ele acha que pode estar causando aquela queixa. A partir daí ele desenvolve o plano de cuidado, que pode abranger prescrição de medicamentos, pedido de novos exames, recomendação de internação, encaminhamento para uma sala de emergência, entre outros. Nessa etapa, é fundamental que todas as decisões sejam compartilhadas com o paciente.
​
Entre as principais queixas que o clínico geral trata estão:
-
Cansaço
-
Tristeza
-
Fraqueza
-
Depressão
-
Tontura
-
Dores nas pernas
-
Dor na barriga
-
Intestino preso
-
Dores articulares
-
Infecção urinaria
-
Dores generalizadas
-
Perda de memória
-
Dor na coluna
-
Entre outras
“Nós não vemos somente a queixa que a pessoa traz, mas o que está por trás dela e o que a gente pode fazer. Será que é uma ansiedade? Uma depressão? Isso também pode ser a causa da doença que a pessoa está apresentando ou um ponto de dificuldade no tratamento.